quinta-feira, 3 de julho de 2008

FILMES DA TV: DE 22 A 30 DE JUNHO

- MR. BEAN E AS FÉRIAS DE MR. BEAN (Telecine Premium): Rowan Atkinson interpreta o famoso personagem da TV nesses dois filmes muito engraçados. Em “Mr. Bean: O Filme” ele vai para os EUA para ser representante de uma obra de arte e acaba entrando em muitas confusões. Em “As Férias de Mr. Bean” desta vez ganha uma viagem para a França em um bingo. Uma sucessão de trapalhadas para chegar a Cannes, sendo até confundido com seqüestrador de uma criança. Ambos os filmes são bem engraçados. Atkinson anunciou a aposentadoria do personagem no ano passado, quando fez “As Férias de Mr. Bean”. Imperdíveis.

- INFÂNCIA ROUBADA (Telecine Premium): Na África do Sul, um rapaz que comanda uma gangue rouba um carro, atira na dona do veículo e não percebe que há uma criança no banco traseiro. Mesmo assim, ele fica com a criança. Ganhador do Oscar de filme estrangeiro em 2006 tem bom roteiro e direção segura. O diretor Gavin Hood será o responsável pelo filme “X-Men Origens: Wolverine” que será lançado em 2009.

- M.A.S.H. (Telecine Cult): Em uma base de militares médicos na guerra da Coréia, os soldados fazem de tudo para passar o tempo. Jogos, brincadeiras e muito sangue nas salas de cirurgia. Comédia dirigida por Robert Altman que teve grande sucesso em 1970, sendo inclusive criado a série em 1972. Ganhou o Oscar de roteiro adaptado. Tem cenas polêmicas como a criação da santa ceia, nudez e palavrões, raro na época. Com Donald Sutherland, Robert Duvall, Elliot Gould, Sally Kellerman, Tom Skerritt, entre outros. Vale a pena dar uma conferida.

- O OUTRO LADO DA CIDADE PROIBIDA (Telecine Cult): Na China rapazes passam a noite procurando companhias em um parque. Os policiais caçam e tiram eles de circulação. Mas Xiao Shi é pego e levado para a delegacia. Lá passa a noite com o policial para confessar que é homossexual e dizer que é uma coisa nojenta. O filme inteiro é praticamente no meu local. O jovem Xiao vai contando sua história e sua obsessão pela farda. É lento e mostra os dois lados: o jovem assumido e casado e o policial que reprime seu desejo por homens. Cult para quem gosta da temática gay.

- EXTERMÍNIO 2 (Telecine Premium): A misteriosa epidemia continua assustando as pessoas. Depois de um tempo, é exterminada e os EUA levam pessoas para reconstruir Londres. Um sobrevivente que contraiu o vírus traz de volta o terror à cidade. Continuação do sucesso do primeiro filme dirigido por Danny Boyle, que tem um roteiro bem melhor que este segundo, mas não decepciona. Pelo contrário: a história tem seqüência bem bolada. Somente o final que fica a desejar. Com Robert Carlyle, Catherine McCormick, Harold Perrineau, Rose Byrne, Jeremy Renner. Direção de Juan Carlos Fresnadillo.

- MISS POTTER (Telecine Premium): No início do século 20, Beatrix Potter, uma mulher de 32 anos, solteira, resolve lançar livros infantis. Ela conhece o editor Norman Warne, incentivando a levar mais adiante suas histórias. Passam a namorar, mas sua mãe não vê com bons olhos o romance deles. Sua fuga é o sucesso do livro, continuando com seus projetos, inclusive seu romance. Mas uma tragédia muda seu destino. Pequeno filme falando sobre a escritora mais lida do século 20. Até hoje seus livros vendem muito bem em todo o mundo. Beatrix Potter tem uma história interessante. Começou a desenhar animais na infância e só aos 30 anos começou a escrever historias infantis até sua morte em 1943. Renée Zellweger está simplesmente bem na fita, junto pela segunda vez com Ewan McGregor (a primeira foi em “Abaixo o Amor”). A fotografia é o ponto forte do filme e a direção é regular. Vale a pena conferir.

- DURO DE MATAR: A VINGANÇA (Maxprime): John McClane esta de volta e dessa vez tem que enfrentar um terrorista explodindo metade de Nova York. Ele tem que encontrar a bomba de uma das milhares escolas da cidade, mas o objetivo é totalmente outro e McClane não sabe disso. Dirigido por John McTiernan, este terceiro filme não é tão empolgando como o primeiro e o segundo. Talvez a culpa seja da direção, que em muitos casos, dá a impressão de acelerar a trama, principalmente do meio para o fim do filme. Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Jeremy Irons estão no elenco e não fazem feio não. Vale a pena dar uma conferida.

- VESTIDO DE NOIVA (Canal Brasil): Alaíde acaba de se casar e vai morar na nova casa, que foi de uma cafetina dona de um bordel da cidade. Ela lê o diário de Madame Clessy, ficando fascinada pelas histórias dela. Ao sofrer um atropelamento, a jovem fica de coma durante toda a cirurgia e passa a imaginar sua vida com Madame Clessy, seu noivo Pedro, a irmã em situações que nem ela sabe se é sonho ou aconteceu de verdade. Baseado na obra de Nelson Rodrigues, o filme tem uma trama envolvente, com boa direção e atores bem regulares. Marcos Winter é o único que não está tão bem na fita. Já Simone Spoladore, Marília Pêra, Bete Mendes, Letícia Sabatela são um show a parte. Primeira direção de Joffre Rodrigues, filho de Nelson Rodrigues. Filme nacional de boa qualidade.

- DREAMGIRLS: EM BUSCA DE UM SONHO (Telecine Premium): Nos anos 60, 3 jovens desejam conquistar a fama em um festival de apresentação como a Dreametes. Elas conhecem James “Thunder” Early, famoso cantor que dá a oportunidades a elas de serem backing vogal de sua banda, que até então contavam com a ajuda de Curtis Taylor Jr. Com o tempo, acabam saindo da banda e passam a ser cantores sem Early, voltando para Curtis. Chegando a fama, as divergências e as brigas separam as três. Dirigido por Bill Condon que rendeu 8 indicações ao Oscar, sendo que ganhou de melhor atriz coadjuvante para a estreante Jennifer Hudson e melhor mixagem de som. O filme não é um aqueles grandes musicais como “Moulin Rouge”, “De-Lovely” e muitos outros. As músicas são fracas, a direção não tem muito brilho, mas os atores estão ótimos. Destaque para Jennifer Hudson, que não sei por que foi indicada a melhor atriz coadjuvante, visto que o filme é todo entrelaçado em cima da personagem dela. Com Eddie Murphy, Jamie Foxx, Danny Glover, Beyoncé Knowles, Anika Noni Rose, Sharon Leal.

Nenhum comentário: