sexta-feira, 6 de junho de 2008

FILMES DE MAIO

- OS VIGARISTAS (Warner Channel): Roy tem uma empresa de fachada e comete vários golpes junto com seu sócio Frank Mercer. O vigarista tem fobias e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e toma remédio para controlar sua doença. Aparece na sua vida uma adolescente que diz ser sua filha, transformando sua vida. Comédia dirigida por Ridley Scott (“Gladiador”, “Blade Runner: O Caçador de Andróides”) e com Nicholas Cage, Sam Rockwell, Allison Lohman e Bruce McGill. Divertida e bem construída. Vale a pena conferir.

- EM NOME DA HONRA (Telecine Cult): Durante o regime do Apartheid na África do Sul, o policial Nic Vos (Tim Robbins) tem o dever de expulsar terroristas do país. Mas acaba envolvendo o funcionário de uma fábrica Patrick Chumusso (Derek Luke), acusado de ser um terrorista do país vizinho Moçambique. Inocente, Patrick é torturado, assim como sua mulher. Depois de perceber que é inocente Nic solta ele. Mas ele resolve ir para Moçambique e acaba sendo um guerrilheiro da facção, voltando para buscar sua honra que foi ferida. Baseado na história real de Patrick Chamusso, que aparece no final com Derek Luke, o interprete no filme, durante os créditos finais. Detalhe: em alguns momentos é falado o português de Moçambique, mas vem com legenda, já que é muito diferente do nosso. Direção de Philip Noyce e produzido por Anthony Minghella e Sydney Pollack, donos da empresa Mirage Enterprice, ambos falecidos este ano.

- LABIRINTO DE PAIXÕES (Telecine Cult): O médico Anton Drager em início de carreira vai para a Indonésia ajudar Dr. Brits Jansen no combate a doenças como Hanseníase (lepra), malária e outros doenças que afetam a população local. Noivo da jovem Els, ele enfrenta os dilemas da solidão da sua profissão e o conflito religioso, pois não acredita em Deus, além de divindades religiosas locais, que impede de realizar o seu trabalho. Bom filme, mas muito lento na desenvoltura da trama. Dirigido por Robert Mulligan e com Rock Hudson, Burt Ives, Gene Rowlands no elenco. Baseado no livro de Wim Hartog.

- VENTOS DA LIBERDADE (Cinemax): Irlanda, 1920. Um grupo de fazendeiros de uma cidade próxima a Dublin, capital do país, são humilhados e espancados, levando a morte de um jovem da comunidade. Damien esta de partida para Londres, mas resolve ficar e organizar junto com seu irmão Teddy à luta armada como o Exército Britânico, que invadiu a Irlanda. Depois de serem presos e torturados, onde Teddy perde todas as unhas da mão, o confronto toma rumos maiores, irritante partidários do Ira. Mas o governo britânico faz um acordo. Seu irmão passa para o outro lado. Damien entra em confronto com o irmão levando a situações mais drásticas. Bom roteiro com um tema muito explorado no cinema. Cillian Murphy mais uma vez tem uma excelente interpretação. Dirigido por Ken Loach. Ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2006.

- FAZENDO HISTÓRIA (Telecine Premium): No início dos anos 80, um grupo de estudantes estão se preparando para entrar na universidade e tem que tirar boas notas. Eles contam com a ajuda dos professores, principalmente do professor Hector, que ensina seus alunos através de interpretação. Mas o diretor não gosta disso é contrata outro professor para disciplinar os alunos. Hector tem um problema: é homossexual, mas nunca abusou literalmente dos alunos. Somente carícias em suas costumeiras caronas. Nenhum deles nunca reclamou. Ao contrário, o professor sempre incentivou a pensar, a ir em frente, mesmo diante de problemas. Ótimo filme inglês independente com excelentes atuações de jovens atores. Com Richard Griffiths (o tio Vernon Dursley do filme Harry Potter), Frances de la Tour, Adrian Scarborough, Penelope Wilton, Samuel Anderson, Dominic Cooper, Stephen Campbell Moore, Andrew Knott.

- ODIQUÊ? (Canal Brasil): Três amigos precisam arrumar dinheiro para viajar para o carnaval na Bahia. Eles entram em um esquema perigoso de seqüestro, envolvendo um conhecido rico filho de um deputado. Não tem grandes atrativos, mas discute o que os jovens fazem para conseguir dinheiro, armas, drogas e todo tipo de coisa para se dar bem. Primeiro filme de Felipe Joffily com Cauã Reymond, Dudu Azevedo, Leonardo Carvalho, Alexandre Moretzsohn, Cássia Kiss, Henri Pagnoncelli. Ganhou o Grande Prêmio do Júri e de Melhor Direção no Festival de Cinema Independente de Nova York.

- TOTALMENTE KUBRICK (Telecine Premium): O vigarista Alan Conway finge ser o famoso diretor Stanley Kubrick para dar golpe. Consegue enganar muitos só por ser famoso, apesar de não ser parecido com Kubrick. Conway é homossexual, se veste meio homem, meio mulher e não sabe de cor todos os filmes do diretor. Acaba sendo investigado por repórteres, após tentar engana-los. Filme muito interessante e baseado em uma história real, quando Kubrick filmava “De Olhos Bem Fechados”, seu último trabalho no cinema em 1998. Curiosidade: Stanley Kubrick morreu em 7 de março de 1999. Depois de 3 meses Alan Conway também morreu no centro de reabilitação.

- ALTA FREQUÊNCIA (A&E): John Sullivan encontrou na casa de seu pai o aparelho de rádio freqüência. No primeiro contato, ele conversa com um homem: é o seu pai há 30 anos atrás. A partir de então, tenta modificar os fatos que levaram seu pai a morte. Mas isso vai causar efeitos colaterais e mudar a sua história e das pessoas ao seu lado. Bom filme de ficção e tem um bom enredo. Questionando se é possível mudar a sua própria história com um simples contato via rádio. No elenco está Dennis Quaid, Jim Caviezel, André Braughter, Noah Emmerich, Shaw Doyle e Elizabeth Mitchell (a Juliet da série “Lost”). Direção de Gregory Hoblit.

- BUBBLE (Telecine Cult): Em uma pequena cidade, Martha é uma funcionária de uma fábrica de bonecas e cuida do pai doente em casa. Todo dia ela dá carona para o jovem Kyle, que o considera seu melhor amigo. A chegada de Rose, a nova funcionária da fábrica, muda a vida dos dois. Ela passa a paquerar Kyle e pede favores a Martha. Rose tem uma filha e é recém separada. A amizade deles fica abalada. Dirigido por Steven Soderberg, o filme foi feito totalmente com atores amadores, sendo inclusive, usados suas próprias casas para as filmagens. Também algumas falas foram improvisadas. Foi lançada simultaneamente nos cinemas, TV a cabo e em DVD. Não é lá aquelas coisas, mas tem seu valor. Vale a pena ficar 73 minutos sentado na poltrona do sofá.

- C.R.A.Z.Y: LOUCOS DE AMOR (Telecine Premium): Zachary Beaulieu nasceu no natal de 1960. Já no hospital, seu irmão o deixa cair no chão. A mãe acredita que ele é abençoado pelo fato de nascer no dia 25 de dezembro, dia do nascimento de Cristo. Todo ano é feito uma grande festa de aniversário para Zachary. Seu pai Gervais sempre dá instrumentos musicais. Mas ele não se interessa. Percebendo que é diferente de seus quatro irmãos, tenta de qualquer jeito evitar que vire gay. Na adolescência, passa a enfrentar o pai, que acha que o filho é gay. Também tem problemas com o irmão Raymond: os dois nunca se deram. A dúvida da sua sexualidade persegue tanto ele como a do pai. Filme canadense falando inteiramente em francês. Conta com a presença de Michel Côté conhecido ator daquele país. O filme fala de família, dúvidas, drogas, sexos, enfim o mundo de um rapaz para não perder os laços com a família. Foi baseado na vida do co-roteirista François Boulay e levou quase 10 anos para concluir. Chegou a ser o representante ao Oscar em 2005, mas não ficou entre os cinco finalistas na categoria de filme estrangeiro. Detalhe: o nome do filme C.R.A.Z.Y. com pontos, se refere aos nomes dos filhos de Gervais por idade, cujo é o nome de um disco da cantora Patsy Cline. Ótima opção de grande cinema.

- DR. T E AS MULHERES (Telecine Light): Renomado ginecologista vive cercado por mulheres em sua clínica. Mas não consegui lidar com a família. Sua mulher passa por uma crise e é internada. A filha mais velha está para casar, a cunhada esta morando na sua casa e aparece Bree para virar mais ainda sua vida. Comédia e drama se misturam neste filme de Robert Altman. Conta com um elenco grandioso de mulheres. Como sempre, seus filmes têm boas atuações e situações cômicas. Para quem gosta de filmes bem lights, é uma boa pedida. Com Richard Gere, Farrah Fawcett, Kate Hudson, Helen Hunt, Shelley Long, Liv Tyler, Tara Reid, Laura Dern, Robert Hays entre muitos outros.

- HOLLYWOODLAND: BASTIDORES DA FAMA (HBO): O conhecido ator George Reeves, interprete na TV da série “As Aventuras do Super-Homem”, se suicida em sua casa no dia 16 de junho de 1959. A mãe de Reeves contrata o detetive Louis Simo para investigar o caso, para provar que foi assassinato. Ele descobre segredos de Reeves, como o caso com a mulher do dono do estúdio MGM, Toni Mannix. Ótimo filme com suspense e drama. Bem Affleck, que vive Reeves, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator e ganhou o Volpi Cup na mesma categoria no Festival de Veneza. Ainda no elenco estão Adrien Brody, Diane Lane, Bob Hoskins, Robin Tunney, Lois Smith, Jeffrey DeMunn. Dirigido por Alen Coulter, o mesmo da série “Damages”.

- ARTHUR E OS MINIMOYS (Telecine Premium): O garoto Arthur vive com sua avó em uma fazenda. Eles recebem o aviso de despejo e todos os bens serão leiloados. Para evitar que isso acontece, Arthur tem que encontrar o mapa de seu avô onde ele escondeu diamantes. Mas o mapa vai levar Arthur para outro mundo muito pequeno, para a terra dos Minimoys. Ele Vai enfrentar o poderoso Malthazar, junto com a princesa Selenia, seu irmão e outros amigos, ajudando a não destruir o reino dos Minimoys. O filme é dividido entre atores em carne e osso e animação em CGI. Boa opção para crianças e adultos. A versão exibida no canal é com vozes em inglês, contanto com Fred Highmore, Mia Farrow, Madonna, David Bowie, Harvey Keitel, Chazz Palminteri, Robert De Niro e muito outros. A direção é de Luc Besson, o mesmo do filme “O Quinto Elemento”.

- ESPELHO D’ÁGUA: UMA VIAGEM NO RIO SÃO FRANCISCO (Canal Brasil): Henrique é o fotografo que quer registrar belas imagens do Rio Francisco. Ele fica amigo de várias pessoas do lugar, como Abel, um pescador que fala com Sidó, a canoa encontrada boiando pelo seu pai, que deu de presente ainda na infância. Dona Penha, que passa de geração a geração as lendas do rio. Questionado por um morador por retratar o rio como sendo só beleza, parte para descobrir o que há de errado. A namorada de Henrique, Celeste, resolve fazer uma surpresa chegando sem avisar, mas eles têm um desencontro. Um acidente com barco, deixa Celeste ainda mais preocupada e sai em busca dele. Não é um filme ruim, mas deixa muito a desejar, principalmente na questão sobre o Rio São Francisco. Simplesmente o tema morre no meio do filme. Dirigido por Marcus Vinícius Cezar, produzido por Carla Camurati e com Fábio Assunção, Carla Regina, Maria Regina Dourado, Francisco Carvalho, Aramis Trindade, Perry Salles compõem o elenco.

- FICA COMIGO ESTA NOITE (Cinemax): Durante uma passagem na biblioteca, Edu conhece Laura. Ele convida para ver sua banda e fica apaixonado pela moça. Mas ela esta de casamento marcado com Tomáz. Mesmo assim, eles decidem se casar. Depois de um tempo juntos, Edu sempre fala na morte, até que um dia morre repentinamente. Ele passa a querer voltar e encontra o fantasma do coração de pedra, preso no sótão de sua casa. O fantasma também quer encontrar sua amada, mas ela esta viva. E Laura encontra um anjo com a missão de unir o jovem casal. Comédia baseada na peça de mesmo nome. Vale a pena conferir. Tem cenas bem engraçadas. Direção de João Falcão com Vladimir Brichta, Aline Moraes, Gustavo Falcão, Marly Bueno, Clarice Falcão, Milton Gonçalves, Zéu Brito e a sempre ótima Laura Cardoso.

- O RETORNO DOS MALDITOS (Telecine Premium): A continuação de “Viagem Maldita” mostra um grupo de soldados que vão até uma reserve de pesquisa, onde eram feitos testes nucleares. A missão é descobrir o porquê da falta de contato com o centro da pesquisa. Lá, um grupo atingidos pela bomba e vivem em cavernas. Eles matam para sobreviver. Filme roteirizado por Wes Craven, a partir do original de 1985. Muito sangue, cenas de estupro, gritos em um filme péssimo em conteúdo. Não recomendo nem mesmo para quem gosta do gênero de tão ruim que é.

- ASTÉRIX E OS VIKINGS (Telecine Premium): Astérix e Obélix têm a missão de ensinar Calhambix, filho de Oceanonix, a ser um gerreiro. A tarefa não vai ser fácil, pois o rapaz não tem interesse em guerra ou trabalhos braçais. Enquanto isso, os vikings sempre que tenta invadir uma aldeia, ela esta deserta. Através de um feiticeiro, Grossebaf, líder dos vikings, diz que o medo faz as pessoas voarem. Acreditando isso, parte em busca do maior medroso da face da terra, para aprender a ter medo e a voar. A viagem leva perto da aldeia dos gauleses, onde disfarçada vai à filha Abba de Grossebaf. Calhambix logo é candidato ao maior medroso e eles têm que pegar o rapaz. Animação muito bem feita pelos franceses. Está é a oitava aventura em animação da dupla Astérix e Obélix, custando 30 milhões de dólares, o mais caro da Europa para uma animação. Vinte animadores brasileiros participação da equipe do filme.

- BENS CONFISCADOS (Canal Brasil): O poderoso senador da república América Baldani, é denunciado publicamente por sua esposa Valquiria por corrupção, tráfico de influências e bigamia. Sua amante Isabela Siqueira se suicida e manda seqüestrar o próprio filho, que é mandado para o Rio Grande do Sul. Uma antiga amante, Serena, é convencida a cuida do rapaz. Na casa ela passa a se afeiçoar pelo rapaz, nascendo uma amizade e ela se apaixona pela mulher que também cuida dele. Filme de Carlos Reichenbach com ótimo roteiro. Com Betty Faria, Antonio Grassi, Werner Schünemann, Eduardo Dusek, Renan Augusto, Marina Person, Márcia de Oliveira.

- CANDIDATO ALOPRADO (Telecine Premium): Tom Dobbs é um apresentador de talk show que é desafiado por uma participante da platéia a ser candidato a presidente dos EUA. A reação leva a 4 milhões de e-mail para ele aceitar. Seu agente pressiona para aceitar e ele acaba cedendo. Paralelamente, o congresso aprova as eleições eletrônicas da empresa Delacroix. A funcionária encarregada Eleanor Green percebe que o sistema é falho e avisa o diretor, mas é ignorada, alegando que não tem como voltar atrás, pois é perda de dinheiro. Ela é despedida. Depois da eleição, Dobbs ganha e ela tem que contar sobre a falha no sistema e a empresa tenta impedir que isso aconteça. Muito bom filme com comédia e suspense juntos. Faz críticas ácidas ao governo dos EUA e do sistema eleitoral do país. Dirigido por Barry Levinson e com Robin Williams, Laura Linney, Christopher Walken, Jeff Goldblum, Lewis Black.

- SUPERNOVA (Telecine Action): Uma aeronave de resgate recebe contato de pedido de socorro de outra nave médica. Eles encontram um único sobrevivente com um artefato alien que o carrega com ele. Perto de uma estrela que está prestes a ser uma supernova, tem que enfrentar o desconhecido, desconfiados o que realmente ele fazia em uma lua cheia de mineradores. Ficção primeiramente dirigida por Jack Sholder, que abandonou o filme. Foram chamados Francis Ford Coppola e Walter Hill, que teram crédito com nome fictício: Thomas Lee. Com James Spader, Ângela Basset, Lou Diamond Phillips, Robin Tunney, Robert Forster, Peter Facinelli, Wilson Cruz. Fraco de doer. Assista se tiver paciência.

- UM ASTRO EM MINHA VIDA (Telecine Premium): Um astro do cinema vai até um supermercado para estudar a personalidade de seu próximo filme. Encontra Scarlet, responsável pelo caixa rápido. Eles passam o dia conversando e desabafando sobre suas vidas. Acaba ajudando a moça e a ele também. Lançado diretamente em vídeo no Brasil, esta comédia excelente, dirigida por Brad Silberling, mostra Morgan Freeman como ele mesmo. Recebeu uma indicação ao Prêmio dos Produtores no Independent Spirit Awards. Vale muito a pena conferir.

- O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA: O INÍCIO (HBO): Thomas Lewitt nasceu no chão de um abatedouro no Texas. Ele é criado pelo xerife Hoyt, Henrieta e Montgomery. Thomas tem deformidade física, foi violentado, abusado e emocionalmente desequilibrado. Com o fechamento do abatedouro, a cidade fica um caos e passa a matar com serra elétrica. Um grupo de jovens que estão passando pela cidade, sofre um acidente. O xerife aparece e seqüestra todos. São torturados até a morte. Baseado em fatos ocorridos entre 1968 a 1973 do assassino em série Ed Gein, conhecido como Letherface, que matou 33 pessoas. Os eventos são anteriores ao filme de 2003 “O Massacre da Serra Elétrica”, que é também uma refilmagem da versão de 1974 dirigida por Tobe Hooper. No elenco está à brasileira Jordana Brewster, R. Lee Ermey, Taylor Handley, Diora Baird, Andrew Bryniarski (ele faz o Thomas na versão 2003 também).

- SCI-FI BOYS (Telecine Cult): Documentário que fala da época dos filmes B de ficção dos anos 50 e 60. Faz homenagens a grandes produtores e diretores como Ray Harryhausen, Roger Corman, Ray Bradbury e conta com depoimentos de Rick Baker, responsável por maquiagens em famosos filmes como “Alien”, “O Segredo do Abismo”, “O Grinch”, John Landis, Peter Jackson, Steven Spielberg entre muitos outros. Muito interessante. Dirigido por Paul Davids.

- AUTOR EM FAMÍLIA (Telecine Cult): Ivan Travalian é um famoso autor de peças teatrais. Foi abandonado pela mulher e seu filhos e os filhos de sua esposa. Paralelamente tem que se concentra na montagem de sua nova peça. Envolve-se com a atriz principal, Alice Detroit. Mas precisa sustentar os filhos e tentar trazer a mulher de volta para casa. Comédia dramática dirigida por Arthur Hiller. É um filme estranho, sem carisma. Recebeu indicação de melhor ator no Globo de Ouro para Al Pacino. Com Dyan Cannon, Tuesday Weld.

- O LAVADOR DE ALMAS (Telecine Premium): Albert Pierrepoint é convocado para trabalhar em presídios na Inglaterra dos anos 30, mesmo profissão do Pai: matar na forca os condenados. Pierrepoint esconde o que faz, mas logo sua esposa desconfiada descobre e decide seguir com o segredo dele. Na Segunda Guerra e convocado para matar os prisioneiros e passa a ser um herói no país. Mas isso o deixa desconfortável, atormentado. Até o dia em que tem que enforca um antigo amigo. Baseado em fatos verídicos. Pierrepoint executou cerca de 600 pessoas nas prisões da Inglaterra no período de 1934 a 1956, quando abandonou a carreira. Recebeu indicação ao Bafta (o Oscar inglês) de melhor revelação para Christine Langan. Com Timothy Spall, Juliet Stevenson, Eddie Marsan, Christopher Fullford.

- SETE ANOS NO TIBET (AXN): Henrich Harrer, famoso alpinista austriaco, deixa sua mulher grávida e vai escalar o 9ª pico mais alto do mundo: o Nanga Parbat. Egocêntrico, não consegue o feito. Com a declaração de guerra, os ingleses consideram o grupo de alpinistas inimigos. São presos em campo de concentração. Depois de tentar várias vezes fugir, fugi com todos, mas abandona o grupo. Seu amigo Peter o encontra e os dois passam a tentar comida e acaba indo a Lhasa, terra sagrada do Dalai Lama, no Tibet. Lá ele vai encontra paz e tentar ser mais generoso e conta com a amizade do Dalai Lama. Com a crise entre China e Tibet, ele tem que voltar e enfrentar o passado. Ótimo filme dirigido por Jean-Jacques Annaud e com atuação de Brad Pitt que esta proibido deste as filmagens em 1997 a pisar na República da China. Vale a pena muito assistir.

- INVASÃO DE DOMICÍLIO (Cinemax): Will e Sandy são sócioa em uma empresa de arquitetura. Eles mudam para bairro e são roubados várias vezes. Com intuído de acabar com as invasões e roubo de equipamentos, vigia a empresa. Até que em um dia vê um jovem saído do estabelecimento e vai atrás dele e descobre onde ele mora. Will é casado e tem problemas com sua filha que não dorme e tem distúrbios. Seu casamento esta em crise. Para se aproximar do jovem, visita a mãe dele Amira com a desculpa de consertar roupas. Os dois têm um caso, mas ela descobre que seu filho esta com objetos de roubo como o notebook de Will e passa a fazer de tudo para seu filho não ser preso. Último filme de Anthony Minghella, que encerrou sua carreira em março, depois de um ataque cardíaco. Bom filme com Jude Law, Juliete Binoche, Robin Wright Penn, Martin Freeman, Vera Farmiga, Rafi Gavron.

- VALIANT: UM HERÓI QUE VALE A PENA (Telecine Premium): Valiant é um jovem pombo que se alista para ser pombo-correio na Segunda Guerra no Exército Britânico. Ele é aceito devido as grandes baixas e leva consigo o vagabundo pombo Bugsy, que entra só para fugir de corvos. Depois do treinamento, chega à hora de enfrentar a guerra. Tem que resgatar seu amigo Bugsy e outro pombo no quartel dos falcões, podendo ser devorado. Animação inglesa muito bem feita e com um enredo igualmente bom. Direção de Gary Chapman e com as vozes de Ewan McGregor, Rick Gervais, Tim Curry, Jim Broadbent, Hugh Laurie, John Cleese, John Hurt, Olívia Williams, Sharon Horgan.

- Ó PAI, Ó (Canal Brasil): No centro do cortiço do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos moradores, especialmente o carnaval e a antipatia pela síndica Dona Joana. Roque trabalha com consertos de carros e outros objetos; Reginaldo é taxista, casado, mas tem caso com o travesti do cortiço; Yolanda, o travesti é apaixonado por Reginaldo e faz de tudo para atiçar ele; Psilene chega da Suíça de mala e cuia e tem que morar com a irmã, que adota crianças abandonadas. Tem também a baiana da barraca, a dona lésbica do bar, sua sobrinha, o traficante Boca da área, entre outros personagens, que se preparam para o grande dia de carnaval. Dona Joana só tem a preocupação com os filhos, que fugem na noite. Muita música, dança, sexo, drogas e diferenças entre religiões, entre outras histórias. Tem final muito drástico. Vale a pena conferir este filme bem brasileiro. A direção chegou a ser cogitada pelo cantar Caetano Veloso, mas Monique Gardenberg ficou com o projeto. Com Lázaro Ramos, Wagner Moura, Dira Paes, Emmanuelle Araújo e Luciana Souza, a grande revelação do filme como Dona Joana. Ela simplesmente rouba a cena.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Agradeço o comentário sobre o artigo publicado no site 2 Jovem. Abraços, Fabio