terça-feira, 10 de junho de 2008

HBO: SOMOS MARSHALL



Por Flávio Dias

Huntington, Virginia Oeste, tem como tradição acompanhar os jogos do time Thundering Herd, da Universidade de Marshall. Para a comunidade, o futebol americano é mais que um esporte, era um estilo de vida. Mas em novembro de 1970, um desastre de avião mata mais da metade do time de futebol e acompanhantes que estavam no vôo. Entre eles, o filho do técnico Paul Griffen e sua esposa. Ele decide abandonar sua carreira. O diretor da universidade Don Dedmon também decide encerrar por um período as contratações e acabar com o time. Por pressão do estudante e jogador do time que não estava no vôo, Nate Ruffin, convence o diretor a não desistir e faz campanha junto com a comunidade para competir no campeonato de 1971. Dedmon passa a fazer entrevistas com vários possíveis técnicos, mas ninguém quer arriscar em um novo time. Mas Jack Lengyel aceita o desafio, que até então, era um mero professor de educação física. Sua missão é formar um time e convencer o técnico Red Dawson e a comissão universitário de futebol a participar do próximo campeonato.

Para um filme que fala de futebol americano é de pensar que só é mais um longa que vangloria o esporte mais amado dos EUA. Mas não é. Além de ser baseado em fatos verídicos, mostra a mobilização da população para não deixar que a tragédia sobrecaia em cima da cidade. Trocando em miúdos, que a esperança sobreviva através do esporte. No filme dirigido por McG (“As Panteras”), a tragédia modifica a vida de muitas pessoas, como a narradora da história Annie Cantrell (Kate Mara) que esta noiva de Chris Griffen (Wes Brown) e tenta ajudar o pai do rapaz Paul Griffen (Ian McShane), que perdeu o filho e esposa. Ele retribui fazendo o mesmo. Red Dawson (Matthew Fox) tem resistência em voltar a treinar os rapazes, pois trocou de lugar com outro só para ficar com a esposa. Ele se sente penalizado. Também o jovem Nate Ruffin (Anthony Mackie) e seu colega Tom Bogdan (Brian Geraghty), um quer continuar e outro que não consegui imaginar o time sem aquela formação e acaba desistindo. Entre outras histórias paralelas, o filme tenta mostra como superar a perda de tantos jovens, tanta gente amada e que amava o esporte. Jack Lengyel, personagem de Matthew McConaughey, faz essa ponte entre o esporte e a recuperação da esperança na cidade. Ato difícil e pouco compreendido. Mas é uma tentativa válida.

O filme foi muito bem conduzido, dirigido por McG, tem ótimas atuações e conta uma boa história, que chega a comover. Com certeza não é somente um filme sobre esporte: é mais que isso. É raro um filme esportivo chegar tão longe. O nome do filme é o grito de guerra do time antes de entrar em campo. Vale muito a pena conferir.

FICHA TÉCNICA:

Título em Português: Somos Marshall
Título Original: We Are Marshall
Direção: McG
Elenco: Matthew McConaughey, Matthew Fox, David Strathairn, Anthony Mackie, Kate Mara, Ian McShane
Ano de Produção: 2006
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Duração: 124 minutos
Produção: Warner Bros. Pictures / Thunder Road Productions / Legendary Pictures / Wonderland Sound and Vision
Distribuição: Warner Bros. Pictures do Brasil

Nenhum comentário: