sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CINEMA: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

Por Flávio Dias

O novo filme do herói dos quadrinhos esta de volta as telonas. “Batman: O Cavaleiro das Trevas” é até aqui, se não o melhor, um dos melhores do ano. Os críticos e público já estão elegendo Heath Ledger como o melhor ator do ano em uma de suas últimas aparições na telona. Batman, mais uma vez interpretado por Christian Bale, se junta ao tenente James Gordon (Gary Oldman) e ao promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) contra o crime organizado em Gotham City. Mas seus planos são ameaçados pelo terrível Coringa (Heath Ledger) que faz uma proposta para os mafiosos com intuito de matar o Homem-Morcego.

Não é atoa que o filme é um sucesso. Até agora foram arrecadados 345 milhões de dólares, superando o custo de produção de 185 milhões de dólares. A culpa esta no roteiro bem elaborado – é preciso ficar muito atendo a trama -, na direção excelente de Christopher Nolan (responsável por “Batman Begins”, “Amnésia”), dando um tom mais realista ao filme, dos atores brilhantes em cena como Christian Bale, Heath Ledge, Maggye Gyllenhaal – no lugar de Katie Holmes que não aceitou repetir o papel de “Batman Begins” -, Aaron Eckhart, Michael Caine e Morgan Freeman. Com um conjunto desse porte é impossível dar errado. Ainda mais com a morte de Ledge em 23 de janeiro deste ano por dose excessiva de medicamentos, o que gerou mais expectativas para ver sua última grande atuação, apesar de que Jack Nicholson andou falando que Ledger não era um ator apropriado para fazer o Coringa. Nicholson interpretou o Coringa em 1989 na versão de Tim Burton “Batman” e errou feio na sua previsão precipitada. O filme é dedicado a Heath Ledger e Conway Wickliffe, este último morreu testando o novo brinquedo chamado Batpod, uma espécie de moto.


O CORINGA:

Para interpretar o grande vilão de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, Heath Ledge ficou trancado um mês em um hotel para incorporar da sua maneira o vilão Coringa. Ele fez exercícios de linguagem, corporal e gestos da personagem. O resultado é uma interpretação excelente. Ledger deu uma nova cara para o Coringa. Fez um vilão aterrorizante para provocar o caos, bem no estilo de terroristas. Não é o mesmo Coringa de Jack Nicholson no filme “Batman” de 1989. Não restou nada do filme dirigido por Tim Burton. O Coringa de Nicholson é mais caricato, próximo dos quadrinhos. Já este de Ledger é mais real, assustador, bem longe dos quadrinhos. Aliás, os dois filmes dirigidos por Christopher Nolan não tem nada dos quadrinhos e dos filmes anteriores. O diretor deu nova cara ao homem-morcego. A Caracterização de Coringa também é de assustar. A maquiagem fez dele mais próximo do terror do que uma figura retirada do papel para as telonas. Com isso tudo, Ledger pode ser indicado postamente no Oscar de 2009 como ator coadjuvante, embora ele roube boa parte da atenção do filme. É vai ser merecido por isso, apesar de que não é costume da academia dar prêmios para filmes blockbusters. Mas o ator marcou para sempre sua passagem em Batman e será difícil tirar a visão que ele criou para o Coringa.

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO EM PORTUGUÊS: Batman: O Cavaleiro das Trevas
TÍTULO ORIGINAL: The Dark Knight
DIREÇÃO: Christopher Nolan
ELENCO: Christian Bale, Heath Ledger, Maggye Gyllenhaal, Michael Caine, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Eric Roberts, Gary Oldman, Nestor Carbonell, Anthony Michael Hall, Cillian Murphy, William Fichtner
ANO DE PRODUÇÃO: 2008
PAÍS DE ORIGEM: EUA
GÊNERO: Ação
DURAÇÃO: 152 minutos
PRODUÇÃO: Warner Bros. Pictures / Legendary Pictures / DC Comics / Syncopy
DISTRIBUIÇÃO: Warner Bros. Pictures do Brasil



Nenhum comentário: