quarta-feira, 4 de junho de 2008

SÉRIE DE TV: DEXTER - 1ª E 2ª TEMPORADA



Por Flávio Dias

Dexter Morgan é perito policial em sangue, mas também é um frio assassino em série (serial killer). Ele foi criado pelo policial Harry Morgan que adotou o menino em uma investigação. Dexter foi encontrado dentro de um contêiner cheio de sangue, onde sua mãe foi morta com uma serra elétrica. Trabalhando na polícia, tem sua irmã Debra Morgan que entra para o time de investigadores, junto com Angel, Doakes, Makuka e Maria Laguerta no Departamento de Polícia de Miami, Flórida, nos Estados Unidos. Para fingir sua personalidade sombria, namora Rita que tem dois filhos: Astor e Cody.
Ainda quando criança, o pai Harry percebeu que Dexter tem um distúrbio. Para ninguém perceber o que era, começa a ensinar o menino a disfarçar sua necessidade de matar, assim também para a sociedade que ele é uma pessoa normal. Cresce com esses ensinamentos, chamando de “Códigos de Harry”, passando a matar somente outros assassinos e malfeitores. Dexter não mata gente inocente.

Com este principio, a série produzida pelo canal a cabo americano Showtime, apresenta um das melhores séries policiais da televisão atualmente. Faz questionamento se é bom ou ruim ter uma pessoa como Dexter nas ruas. Mas mostra o lado frio e sombrio de uma pessoa que tem que driblar a sociedade e conviver com as duas faces da moeda: o bom homem e o mau homem. Pior ainda, é que você acaba torcendo para tudo dar certo com Dexter, que ele execute com perfeição sua tarefa, que é de matar pessoas com caráter assassino. Uma boa pedida para suas noites na TV.

1ª TEMPORADA: Se concentra no mistério de uma série de assassinatos de garotas de programa, prostitutas, que são mortas sem vestígios de sangue, incluindo no corpo das vítimas. O misterioso assassino coloca pistas na casa de Dexter, levando a crer que tem ligação com ele. Sua irmã Debra passa a investigar a fundo o assassino do gelo. Também mostra a relação distante dele com a namorada Rita e a chegada do pai das crianças Paul, que estava preso e quer conviver mais com os filhos. A série é cheia de mistérios e tem uma conclusão muito boa. O último episódio é excelente.

2ª TEMPORADA: Dexter tem que conviver com problemas e dúvidas. Tem crises e passa a errar, sendo que não consegue matar. O maior problema é Doakes, desconfiado a tempos das atitudes de Dexter, passando a perseguir. Por outro lado, tem crise com sua relação e o aparecimento dos corpos na baía de Miami das pessoas que ele matou. Dexter tem relação com Lilá, transformando sua vida em plena confusão. O medo de ser pego e de confessar o crime, mexe com ele. A chegada do FBI torna mais difícil sua vida dentro do departamento de polícia. A 2ª temporada não é tão brilhante como a primeira, mas não faz feio. Os primeiros episódios são fracos, mas depois do 6ª episódio a série dá uma guinada legal, empolgante.

FICHA TÉCNICA:

Título em Português: Dexter: 1ª e 2ª Temporada
Título Original: Dexter
Criação de: James Manos Jr, a partir do livro de Jeff Lindsay “Darkly Dreaming Dexter”
Elenco: Michael C. Hall (Dexter Morgan), Julie Bez (Rita Bennett), Jennifer Carpenter (Debra Morgan), Erik King (James Doakes), Lauren Vélez (Maria Laguerta), David Zayas (Angel Batista), James Remar (Harry Morgan), C. S. Lee (Vince Masuka), Christian Camargo (Rudy), Mark Pellegrino (Paul Bennett), Keith Carradine (Frank Lundy)
Ano de Produção: 2006 (1ª temporada) / 2007 (2ª temporada)
País de Origem: EUA
Gênero: SÉRIE / POLICIAL
Duração: 653 minutos (DVD – 1ª temporada) / 636 minutos (DVD – 2ª temporada (EUA)) / 60 minutos (exibição na TV)
Produção: Showtime Productions / Clyde Phillips Productions / The Colleton Company / John Goldwyn Productions
Distribuição: Paramount Pictures do Brasil (1ª temporada)
Na TV: Exibido pelo canal Fox no Brasil

Nenhum comentário: