sexta-feira, 13 de junho de 2008

DICAS DE BONS FILMES


Por Flávio Dias

- PARANÓIA (Computador): Kale (Shia LaBeouf) sofreu um acidente de carro, onde seu pai morre. Sem autorização para dirigir, ele fica sob prisão domiciliar por 3 meses e não pode dar um passo a mais de 30 metros, com pena de ir para a prisão de verdade. Ele usa um aparelho na perna onde identifica o seu limite. Seu passatempo é videogame, TV, internet e um binóculo, passando a vigiar a vizinhança. O alvo preferido é a vizinha Ashley (Sarah Roemer), ficando interessado nela. Para Surpresa de Kale, ela também passa a vigiar a vizinhança com ele. Um uma situação suspeita, Kale acredita que seu vizinho é um assassino. Sua mãe Julie (Carrie-Anne Moss) não gosta da atitude do filho. Com ajuda de Ashley e de seu amigo Ronnie (Aaron Yoo) investiga o misterioso vizinho. Este suspense surpreende com a naturalidade que as coisas acontecem na vida da personagem Kale. Você chega a não saber direito se o vizinho é ou não um assassino. Vale a pena conferir. Direção de D. J. Caruso com David Morse completando o elenco.

- REFÉM (Universal Channel): Após de uma negociação que acabou em tragédia, Jeff Telley (Bruce Willis) pede demissão e vai trabalhar na pequena cidade de Bristo Camino como delegado. A cidade proporciona tranqüilidade a ele. Mas três adolescentes invadem a casa de um homem rico só para roubar um carro. Mas acaba fazendo refém toda a família de Walter Smith (Kevin Pollack). Em uma batida quando os alarmes são acionados, os rapazes matam uma policial e decide manterem trancados na casa. Telley vai para o local, mas logo outra equipe toma o comando. Ao voltar para casa é surpreendido por homens que pedem um favor: pegar um DVD com dados sigilosos em troca de libertar sua família. Este suspende muito bem elaborado, com roteiro bem escrito, tem boas doses de ação. É um filme que consegue arrumar você no sofá até o fim. Direção de Florent Emilio Siri, seu primeiro trabalho em língua inglesa. A filha de Bruce Willis com Demi Moore, Rumer Willis, participa como filha dele no filme.

- SOBRE MENINOS E LOBOS (Warner Channel): Jimmy Marcus (Sean Penn) recebe a notícia que sua filha Katie (Emmy Rossum) foi encontrada morta em um parque da cidade. Seu amigo de infância Sean Devine (Kevin Bacon) é o responsável pela investigação. Jimmy quer fazer justiça pelas próprias mãos tentando encontrar o assassino. Ele conta com a ajuda de outro amigo de infância Dave Boyle (Tim Robbins) que tem um segredo do passado que não conta para ninguém. Na mesma noite da morte de Katie, Dave chega ensangüentado e diz para a esposa Celeste (Márcia Gay Harden) que foi assaltado e acha que matou o assaltando. O reencontrado do trio vai relembrar fatos do passado que não querem lembrar. Drama sensível sobre amizade que distância diante de fatos chocantes e mostra como cada um deles muda suas vidas a partir daí. Dirigido por Clint Eastwood, sendo indicado a seis Oscars, ganhando 2: Melhor ator para Sean Penn e ator coadjuvante para Tim Robbins e receberam os mesmos prêmios no Globo de Ouro. Baseado no livro de Dennis Lehane. Com Laura Linney e Laurence Fishburne. Vale qualquer ingresso.

- O BOM PASTOR (Telecine Premium): Edward Bell Wilson (Matt Damon) é um homem discreto e tem compromisso cm a honra. Na Universidade de Yale entra para uma fraternidade em 1939: a Skull and Bones, que tem o objetivo de desenvolver líderes mundiais. Ele é o candidato ideal para participar do Escritório de Serviços Secretos (OSS – em inglês) durante a 2ª Guerra Mundial. No mesmo período, é convocado para criar a CIA, onde tem que esconder sua personalidade e ter uma vida dupla. Nem mesmo sua esposa Clover (Angelina Jolie) pode saber sobre seu trabalho. Ótimo filme muito bem dirigido por Robert De Niro, que também atua como o chefe da agência. Mostra as intrigas, suposições, armações, tocas de favores e de informações, manipulações feitas pela CIA para ganhar respeito e credibilidade. No elenco estão Billy Crudup, Lee Pace, William Hurt, Alec Baldwin, Joe Pesci, John Turturro, Michael Gambon, Timothy Hutton, Tammy Blanchard e muitos outros.

- ROCKY BALBOA (Telecine Premium): Aposentado dos ringues de boxe, Rocky (Sylveter Stallone) agora cuida de seu restaurante Adrian’s, batizado com o nome de sua esposa. Ele passa a noite contando histórias para os clientes da sua época de lutador. Seu filho Rocky Jr (Milo Ventimiglia) não dá atenção ao pai, cuidando de sua própria vida. Ao ver Rocky em uma simulação de uma luta contra o jovem Mason Dixon (Antonio Tarver), Paulie (Burt Young) incentiva a volta do amigo aos ringues. Fora de forma, ele aceita, mas tem medo das conseqüências. Paralelamente, conhece uma mulher e dar emprego, ajudando até mesmo o filho dela. A luta não vai ser fácil, visto que tem que convencer a associação que pode lutar como Mason, que por sua vez esta em crise depois de matar o oponente no ringue durante a luta. Com roteiro bem escrito, Sylvester Stallone encerra a carreira de Rocky Balboa nos cinemas. O Filme é um revival de tudo que o filme foi. Faz homenagens aos atores que passaram pelo filme, mostra um Rocky cansado, convencido que já deu sua parcela no esporte. Stallone, Burt Young e Tony Burton participaram de todos os 6 filmes da saga de Rocky. Stallone dirigiu 4 filmes de Rocky. Ele já acumula 10 direções em longas metragens, sendo três sendo produzidas, entre eles “Rambo V”, um suspense criminal para a TV “Notorious” e uma biografia do poema Edgar Allan Poe com título de “Poe”.

- CONDUTA DE RISCO (Computador): Michael Clayton (George Clooney) trabalha para uma importante empresa de advocacia. Seu serviço é limpar os erros e nomes de seus clientes. Quando o advogado Arthur Evans (Tom Wilkinson) sofre um colapso, tentando sabotar todos do caso da empresa U/North é enviado para solucionar o caso, se envolvendo em um esquema perigoso. É a partir daí que ele nota a pessoa que se tornou durante os anos. Boa trama por vezes lenta. O filme chega a ser difícil de entender, mas o final é brilhante. É a primeira direção do roteirista Tony Gilroy, que teve atritos com Clooney durante as filmagens. Recebeu 7 indicações ao Oscar, levando o de melhor atriz coadjuvante para Tilda Swinton, que quase não aparece no filme. Ela ganhou também o Bafta na mesma categoria. O filme ainda teve 4 indicações ao Globo de Ouro.

- DÉJÀ VU (HBO): Durante uma grande explosão em uma balsa em Nova Orleans, Doug Carlin (Denzel Washington) é chamado para recuperar provas do ocorrido. Passa a trabalhar em conjunto com uma equipe que tem o mais avançado sistema de computador, buscando o que o homem do atentado estava fazendo antes de colocar a bomba na balsa. Doug volta no tempo e tenta impedir que a explosão aconteça. Tony Scott mais uma vez faz um filme de ação com boas doses de suspense com sua câmera cheia de ângulos eletrizantes. Os recursos utilizados no filme são bem parecidos, se não igual, ao usado em outro filme do diretor: “Domino: A Caçadora de Recompensas”. É preciso ficar atento para as imagens pulando na tela para captar a trama. Com Val Kilmer, Jim Caviezel, Paula Patton, Adam Goldberg, Bruce Greenwood, Elle Fanning, Erika Alexander.

- A FAMÍLIA SAVAGES (Computador): Os irmãos Wendy (Laura Linney) e Jon Savages (Philip Seymor Hoffman) recebem a notícia que seu pai, Lenny (Philip Bosco), esta doente, perdendo a capacidade de memória, levando a demência. Wendy vive em Nova York trabalhando para um escritório, mas esta escrevendo uma peça teatral. Jon é professor universitário e tem vários livros escritos. Wendy tentar realizar seu sonho e tem um caso com um homem casado, Jon tem estabilidade profissional, mas seu relacionamento não. Lenny sempre foi um pai dominador e vivia com sua amante que acaba de morrer. Os dois são obrigados a morar junto por causa do pai, coisa que não acontecia desde a infância. Eles vão enfrentar suas diferenças e buscar a melhor maneira para lidar com o pai doente. É o tipo de filme que você já ouviu a história ou até mesmo já vivenciou. O drama está em lidar com problemas do dia-a-dia e resolver o que parecia resolvido. Todos os três personagens são distantes um do outro. Mas ao mesmo tempo, cada um sabe que a situação é delicada. Dirigido por Tamara Jenkins. Boa dica de filme para toda a família.

Nenhum comentário: