quinta-feira, 17 de julho de 2008

HBO: ZODÍACO


Por Flávio Dias

No próximo sábado, dia 19 de julho, estréia no canal HBO, o filme “Zodíaco”. A história baseada no serial killer que assustou a baía de São Francisco, tem início no dia 1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais São Francisco Chronicles, São Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicles trazia a confissão de um assassino, dando detalhes da morte de pessoas e da tentativa de homicídio de uma outra, com informações que só a polícia e o assassino tem acesso. Através de códigos nas três cartas, a identidade do assassino seria revelado caso fosse decifrado. A exigência seria a publicação das cartas, caso contrária ele mataria mais pessoas. O repórter Paul Avery fica encarregado de fazer as reportagens para o Chronicles e decifrar o código, com a ajuda dos investigadores David Toschi e William Armstrong. Mas é o cartunista do jornal Robert Graysmith é quem decifra os códigos, que faz referência ao filme “Zaroff: O Caçador de Vidas”. Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de São Francisco. O trabalho em conjunto com os investigadores e o jornal prossegue, mas Zodíaco, nome dado ao assassino, estava sempre um passo a frente.

“Zodíaco” tem grandes pontos fortes, como a direção segura de David Fincher, que faz um trabalho bem diferente dos seus filmes anteriores como “Clube da Luta”, “O Quarto do Pânico” e “Seven: Os Setes Crimes Capitais”. A reconstituição de época é perfeita. Basta olhar na caracterização dos atores, os penteados, as roupas, o cenário. O roteiro é bem definido. Alguns críticos não gostaram do final do filme por não ter uma solução. Mesmo porque nunca foi descoberto o verdadeiro Zodíaco. O filme faz apostas em dois personagens que são investigados, mas não dá indícios que realmente quem era o assassino de São Francisco. Além desses pontos, conta com elenco estelar como Jake Gyllenhaal como o jovem Robert Graysmith, Robert Downey Jr como o repórter Paul Avery, Brian Cox o editor Melvin Belli, Mark Ruffalo faz o inspetor David Toschi, Chloë Sevigny como Melanie, mulher de Robert, Anthony Edwards é o inspetor William Armstrong, Philip Baker Hall faz Sherwood Morrill, entre muitos outros. Mas o ritmo se perde um pouco na metade do filme. Também não foi muito bem nas bilheterias. Mesmo assim não é um filme ruim. Pelo contrário: tem tudo que um bom filme de suspense pode oferecer.

A história baseada no livro do próprio Robert Graysmith, foi comprado pelo roteirista Shane Salerno quando tinha 19 anos. A adaptação foi negociada pelo Touchstone Pictures, tendo vários roteiros encomendados pela própria empresa e feita por Salerno. Acabou que não foi feita. A Warner Bros e Paramount custearam o projeto com orçamento de 85 milhões de dólares. Este é o terceiro filme que aborda sobre o assassino Zodíaco. O primeiro foi “The Zodiac Killer” de 1971, cujo aparece no filme, e “O Zodíaco” de 2005. Até hoje o assassino não foi descoberto nas 4 jurisdições que atacou suas vítimas. O processo em São Francisco foi arquivado, mas nas outras 3 jurisdições continua aberto, pois nos Estados Unidos os crimes não prescrevem como no Brasil.


FICHA TÉCNICA:
Título em Português: Zodíaco
Título Original: Zodiac
Direção: David Fincher
Elenco: Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr, Mark Ruffalo, Chloë Sevigny, Anthony Edwards, Brian Cox, Philip Baker Hall, Dermot Mulroney, Cléa DuVall, Elias Koteas
Ano de Produção: 2007
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Duração: 158 minutos
Produção: Warner Bros. Pictures / Paramount Pictures / Phoenix Pictures / Road Rebel
Distribuição: Warner Bros. Pictures


Nenhum comentário: