sexta-feira, 20 de junho de 2008

FILMES DA TV: DE 01 A 15 DE JUNHO

- ENCONTROS AO ACASO (Telecine Premium): Lucy Fowler é uma mulher trabalhadora e auto-destrutiva. Ela frequentemente se envolve em aventuras sexuais regadas a muita bebida. Tem um conturbado relacionamento com o pai Lowell. Eles são distantes um do outro, mas Lucy quer se aproximar do pai sem nenhum êxito. Em uma noite conhece Cal Percell que acaba de chegar à cidade. Diferente de vários homens que Lucy já teve Cal não quer somente uma noite com ele. Ele enxerga muito mais na moça do que ela possa pensar. É neste conflito que Lucy tenta amadurecer e mudar sua vida e manter seus relacionamentos, que inclui até mesmo seu trabalho. Filme independente que demorou 5 anos para a diretora Joey Lauren Adams conseguir financiamento, que foi de 6 milhões de dólares. Ela pensou em atuar e dirigir ao mesmo tempo, mas resolveu oferecer a Ashley Judd. A atriz aceitou e se saiu muito bem na fita que concorreu ao grande prêmio do júri no Festival de Sundance. É um pequeno filme com boa história e atuações louváveis. Detalhe: na cena onde Lucy e Cal conversam na porta da casa dele, dá para ver a sombra do microfone bem aos pés dos atores. Falha bem visível. Mas não tira o foco da trama. Com Jeffrey Donovan, Laura Prepon, Diane Ladd, Scott Wilson, Stacy Keach, Tim Blake Nelson.

- PAIXÃO SEM LIMITES (Telecine Premium): O médico Max Raphael é nomeado supervisor de um hospital psiquiátrico e leva toda sua família. Sua esposa Stella se sente entediada com reuniões com outras mulheres também esposas de médicos e funcionários. Seu marido faz reforma na casa nova e tem pacientes cuidado da obra. Seu filho Charlie fica amigo do detento Edgar Stark. Observando a amizade dos dois, Stella passa a se interessar por Edgar. O médico que cuida do homem, o Dr. Peter Cleave, alerta ela que ele tem distúrbio personalidade severa e ciúme mórbido depois de matar a mulher. Mesmo assim, ela se envolve com ele, não levando em conta os perigos que pode sofrer. Baseado no romance de Patrick McGrath, este filme independente mostra uma mulher infeliz em busca de um novo amor e de um sentido para viver. Também a ambição do médico Peter Cleave, que nunca casou, em tentar decifrar os mistérios do amor, a obsessão, a loucura por outra pessoa. É um filme interessante com cenas fortes de sexo e de morte. Tem final surpreendente. Vale muito a pena conferir. Com Natascha Richardson, Hugh Bonneville, Gus Lewis, Ian McKellen, Joss Ackland, Marton Csokas.

- MARIA ANTONIETA (HBO): A jovem princesa austríaca Maria Antonieta é enviada para casar com o príncipe francês Luis XVI, como parte de um acordo entre os dois países. Envolvida em rígidas etiquetas, disputas familiares e fofocas em um mundo que lhe deixa desconfortável. Exilada no palácio de Versailles, cria um universo particular com muitos jogos, bebidas e amigos para sair do tédio, visto que seu marido não dá bola para ela, nem mesmo na cama. Tenta a todo custo conquistar o príncipe, que tem fama de só andar com homens. Mas a revolução explode e sua vida fica incerta e sem rumo definido. Dirigida por Sofia Coppola, a mesma do sucesso “Encontros e Desencontros”, o filme não tem nada demais para as polêmicas expostas pela imprensa. Os franceses não gostaram da versão da diretora. Kirsten Dunst em sua segunda parceria com Sofia - a primeira foi “As Virgens Suicidas” - faz uma Maria Antonieta sem muito que dizer e fazer. Boa parte do filme é dedicada a cenas de etiquetas, cerimônias, costumes, sobrando pouco espaço para desenvolver a trama. Resultado é um filme meia boca, podendo dar sono já no início. A falta de conteúdo é o grande problema do longa. Com Jason Schwartzman, Steve Coogan, Judy Davis, Rip Torn, Marianne Faithfull, Rose Byrne, Molly Shannon, Asia Argento, Shirley Henderson.

- SONHOS E DESEJOS (Canal Brasil): Na década de 70 o Brasil sofre com a ditadura. A jovem Cristiana e o professor, seu amante, Saulo fazem parte de um grupo de guerrilheiros. Em um confronto com a polícia, um dos companheiros de Saulo é ferido na mão. Cristiana vai para um apartamento e lá com o mascarado apelidado de Nijinski cuida do rapaz. Com o tempo os dois ficam amigos e próximos demais. A curiosidade para saber como o rosto de Nijinski é, faz Cristiana fantasiar em seus sonhos um romance com ele. Os dois conversam sobre sonhos e desejos, entrando em um caminho perigo, pois Saulo pode desconfiar e atrapalhar os planos do grupo. Baseado no livro “O Balé da Utopia” de Álvaro Caldas e dirigido por Marcelo Santiago, seu primeiro longa. Mel Lisboa ganhou o Kikito de Ouro de melhor atriz no Festival de Gramado de 2006. Também levou o prêmio de melhor direção de arte. Romance brasileiro muito bem ambientado e com atuações na medida. Conta uma história simples, mostrando o sonho de cada personagem, o desejo de um país melhor e desejo por uma vida sem perseguições, com tranqüilidade. Vale a pena conferir. Com Felipe Camargo, Sérgio Marone, Ricardo Pereira.

- INVENCÍVEL (HBO): Na Filadélfia dos anos 70, Vince Papale vive em crise. Sem emprego, sua esposa o abandona levando tudo de sua casa, sem expectativa de vida. Seus amigos sempre se reúnem em um bar da cidade. Eles jogam futebol americano e são loucos pelo time Eagles. O dono do bar oferece o cargo de barman para ajudar o amigo. O time do Eagles não vai bem na temporada. O novo técnico Dick Vermeil faz uma proposta ao clube: um grande teste com pessoas desconhecidas em busca de um novo talento para o time. Papale não vê chance de ser aprovado nos testes. Com incentivo de amigos e do pai, vai junto com uma multidão, tentar a vaga. Ele passa no teste é sua vida dá uma grande virada, sendo o astro do Eagles, enfrentando o preconceito dos profissionais. Baseado na história real do atleta com mesmo nome. Atuou por 3 temporadas, virando um fenômeno no mundo dos esportes. O filme conta com boa atuação de Mark Wahlberg, um dos poucos dramas que o ator fez na sua carreira. É um filme leve, com direção segura e com time de atores na medida certa. Ultimamente têm aparecido muitos filmes esportivos na linha de histórias reais, principalmente no esporte preferido dos americanos: o futebol com bola oval. Primeiro filme dirigido pelo diretor de fotografia Ericson Core. Seus trabalhos incluem os filmes “O Troco”, “Velozes e Furiosos” e “Demolidor: O Homem sem Medo”. Vale conferir esta bela história produzida pelos estúdios Walt Disney. Com Greg Kinnear, Elizabeth Banks, Kevin Conway, Michael Rispoli, Kirk Acevedo.

- TURISTAS (Telecine Premium): Os irmãos Alex e Bea e sua amiga Amy estão dispostos a aproveitar da melhor maneira possível às belezas do Brasil. Eles viajam em um ônibus cheio de turistas e brasileiros. O ônibus perde o controle, sofrendo um acidente, deixando-os no meio do caminho. Por orientação de pessoas do local, vão para uma praia próxima junto com Pru, uma turista australiana e os britânicos Finn e Liam. Depois de passar o dia na praia, dançando, bebendo, eles desmaiam e são roubados. Sem dinheiro, conta com a ajuda de Kiko, um morador local que conheceram na festa do dia anterior, leva o grupo para a floresta dizendo que podem ficar lá. Mas o que não sabiam é que este lugar é feito cirurgias para extrair os órgãos das pessoas para vender no mercado negro. O filme tem seus méritos e principalmente seus erros. Ambientado totalmente no nordeste do Brasil, tem uma turista que fala português, conta com presença de atores brasileiros, tem boa fotografia, mas não é bem localizado geograficamente. Para se ter uma idéia, Bea e seu irmão queriam ir para Florianópolis, sul do Brasil, mas acaba indo para a Bahia, nordeste do país. Sugere que foram mal orientados por agentes de turismo, que os ônibus são de péssima qualidade para os turistas, que vivemos na pobreza e que ninguém no Brasil gosta dos turistas estrangeiros. Além, é claro, de defender a criminalidade com venda de órgãos para transplantes feita por um médico brasileiro. Também é estranhos os diálogos entre brasileiros: falam como não fossem daqui, com sotaque, sem entonação da nossa língua pátria. É um filme estranho com belas imagens. Cotado como filme de terror, mas não tem terror nenhum. Somente é um suspense bem fraco. Direção de John Stockwell com Josh Duhamel, Melissa George, Olívia Wilde, Desmond Askew, Beau Garret, Max Brown e os atores brasileiros Agles Steib, Miguel Lunardi, Lucy Ramos, Andréa Leal, Jorge Só.

- TEMPORADA DE CAÇA (Telecine Cult): Na pequena cidade do estado de New Hampshire, o policial Wade Whitehouse não consegue se relacionar com sua filha e vive desentendendo com a ex-esposa. Também não se dá bem com seu pai Glen, por trauma de infância, onde batia na mulher e em seu irmão Rolfe. Sempre liga para o irmão contando e desabando seus problemas. Ele conta com a ajuda de Margie, sua amante. No primeiro dia da temporada de caça, seu amigo Jack leva um rico empresário para caçarem servos. Wade não acredita na versão de Jack que foi acidental e passa a investigar o fato. Para piorar, tem uma forte dor de dente, prejudicando seu raciocínio. Os conflitos e aflições aforam e Wade entre em crise, tentando arrumar sua vida. Drama ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante para James Coburn. Nick Nolte foi indicado para melhor ator. Dirigido por Paul Schrader, mostra como fatos do passado podem afetar a vida de uma pessoa. A magoa, a falta de apoio pode causar efeitos devastadores, arruinando com pequenas situações. Vale a pena conferir. Com Sissy Spacek, Willem Dafoe, Mary Beth Hurt, Jim True-Frost, Tim Post, Joanna Noyes.

- DOA: VIVO OU MORTO (Telecine Premium): Todo ano é realizado o torneio Dear Or Alive na exótica ilha Doatec, liberado pelo Dr. Victor Donovan (Eric Roberts). O torneio reúne os melhores lutadores e entre eles estão à campeã mundial de luta livre Tina Armstrong (Jaime Pressly – da série “My Name is Earl”), a ladra Christie Allen (Holly Valence) e a princesa de um clã de ninjas Katsumi (Devon Aoki). Eles vão lutar até um cair, mas não sabem dos planos do Dr. Donovan que é ter a mesma força de seus lutadores. Baseado no jogo de videogame DOA: Dear or Alive. Tem boas cenas de ação, efeitos especiais legais e tem humor na história. É um filme de ação bobinho, sem muito que acrescentar. A direção é de Corey Yuen, responsável pelo filme “Carga Explosiva”.

- DUELO DE TITÃS (HBO Plus): Início dos anos 70. O racismo explode nas ruas e os confrontos são inevitáveis. O técnico Bil Yoast é rebaixado de cargo e no seu lugar entra o novo técnico Herman Boone. Sua missão é unir o time universitário Titans. Negro, Boone sofre preconceito entre outros técnicos e pelos jogadores. Ele coloca jogadores negros e brancos juntos com o intuído de mostra que todos somos iguais e que precisam jogar futebol para conquistar o campeonato. Yoast fica apreensivo com as táticas de Boone, mas com o tempo percebe que é o melhor caminho, fazendo dos jovens amigos e jogadores. Produzido pela Walt Disney, o filme não mostra nada de diferente dos demais filmes sobre o tema esporte e preconceito. Há outros filmes do mesmo tema mais interessantes. Denzel Washington esta em uma atuação mediana. Já quem brilha no filme é Will Patton como Yoast. As cenas dentro do campo também não empolgam. Dirigido Boaz Yakin e com Wood Harris, Kip Pardue, Ryan Hurst, Donald Faison, Ethan Suplee, Kate Bosworth, Ryan Gosling, Craig Kirkwood e Hayden Panettiere, a Claire da série “Heroes” com 10 anos de idade.

Nenhum comentário: